A Escola

Em 08 de abril de 1975, o Prefeito de Angelim, o Sr. João da Costa Bezerra, comprou o prédio da Rede Ferroviária Federal, antiga Estação Ferroviária, localizada à Rua Barão do Rio Branco s/n, Angelim/PE, com o intuito de construir neste local, o templo maior do saber: uma escola. Efetuada a compra, foi reformada e construída em poucos e passou a funcionar no ano de 1977, aos dezesseis dias do mês de fevereiro, com o total de 50 alunos distribuídos em classes multisseriadas.

A Escola Miguel Calado Borba (EMCB) foi inaugurada na administração do prefeito José Calado, em homenagem ao primeiro prefeito do município de Angelim – PE, nomeado pelo Interventor Federal, o Sr. Carlos Lima Cavalcante e sendo eleito por mais duas vezes pela vontade do povo. O homenageado foi homem batalhador, incansável pelo progresso do município. Serviu fervorosamente ao povo se sua terra. Nasceu em 08/11/1885 e faleceu em 08/12/1956, deixando órfãos não apenas seus filhos carnais, mas toda uma população que o estimava e o respeitava por tudo que fez em beneficio de sua gente.

A história da direção foi bastante movimentada. Passaram por ela oito diretores, todos capazes e comprometidos neste estabelecimento de ensino.

Quanto aos professores, dos 90 docentes, a grande maioria tinha Ensino Médio (2º Grau) completo e algumas poucas eram leigas. No momento boa parte tem curso superior (3º grau) e dos 63 funcionários da EMCB ligados diretamente à Educação, 49% são professores efetivos, 22% são contratados, 8% estão na supervisão escolar, 11% na secretaria da escola nas mais variadas funções, 3% são bibliotecárias e 5% foram lotadas para a Secretaria de Educação. Ressalta-se, ainda, que os professores, devido a Municipalização do Ensino Fundamental, foram ora transferidos para a Escola Estadual, por serem professores de 5ª a 8ª séries e ensino médio, ora transferidos da Estadual para a EMCB por exercerem sua docência no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries.

A EMCB funciona em três turnos de quatro horas e meia cada um, com intervalo de vinte minutos, onde ocorre a verdadeira socialização na Escola, pelo contato direto aluno-aluno em todas as faixas etárias.

Em 1993, foi assinada a Lei nº. 423 art. 1º instituindo a Bandeira da EMCB a qual tem as seguintes características:

I.            Forma de quadrilátero, em cor branca;

II.      Uma figura no centro do quadrilátero, em forma de livro aberto, cuja capa representa, na forma e nas cores, a Bandeira do Município. A figura se encontra no meio de circulo de palavras com os seguintes dizeres: “Escola Miguel Calado Borba – Angelim – PE”. Embaixo do circulo há o seguinte tema: “Educação: Base para um Mundo Melhor”.

Por essa Escola passaram até hoje mais de 13.365 (treze mil, trezentos e sessenta e cinco) alunos. Muitos concluíram ou estão para concluir vários cursos universitários e alguns, talvez pela força do destino, desistiram no meio do caminho. Contudo, não se esquecem dos momentos de crescimento pessoal e construção do saber que passaram na EMCB.

Pela transparência de suas convicções, a Escola Miguel Calado Borba, confirma, publicamente, sua competência impar e consciência do seu papel social na comunidade na qual está inserida, objetivando principalmente contribuir com todos que por ela passarem, oferecendo-lhe a oportunidade, de não apenas refletir, mas também desempenham seu papel de cidadão na sociedade.